Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

 
Gestão Ambiental

 
O Grupo Neoenergia tem consolidado a Sustentabilidade em sua estratégia de negócio. As dimensões ambiental, social e econômica permeiam todas as decisões da empresa, contribuindo para a condução do progresso do negócio de forma economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente sustentável.
Além de ser um Valor, a Sustentabilidade é um atributo que norteia as decisões da empresa, materializada nos seguintes Compromissos:
 
Política de Sustentabilidade da Neoenergia
 
A Política Ambiental do Grupo orienta o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) de cada uma de nossas empresas, que leva em consideração o desenvolvimento sustentável, através da combinação do desenvolvimento econômico com atividades que promovem a melhoria da qualidade de vida e a preservação das riquezas naturais e culturais.
A Gerência Corporativa de Meio Ambiente é responsável pela gestão ambiental, cuidando do mapeamento das atividades, identificando sinergias e compartilhando as melhores práticas para todo o Grupo.
A Celpe mantém a certificação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), com base na versão ABNT NRB ISO 14001:2004, desde 2002, que envolve diversos processos, incluindo o processo de geração de energia da Usina Tubarão, em Fernando de Noronha.

Educação Ambiental
  
A Celpe estimula continuamente seus colaboradores, parceiros, clientes e consumidores para a conservação e preservação dos recursos naturais, de forma a harmonizar a relação com o planeta e não comprometer sua capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

No Manual de Comportamento Ambiental, produzido pela distribuidora, estão registradas as principais práticas desenvolvidas pela empresa, em prol da preservação do meio ambiente . Clique na imagem abaixo e informe-se. 


Programa Controle de Queimadas
Desde 2009, a Celpe, em parceria com a CHESF, IBAMA, CPRH, SINDAÇÚCAR e AFCP, promove a campanha de controle às queimadas sob linhas de transmissão de energia nos municípios da Zona da Mata do Estado de Pernambuco. A iniciativa visa sensibilizar a população, as usinas e os fornecedores de cana de açúcar quanto à prática não controlada de queimadas, que afetam as redes de transmissão e distribuição de energia e provocam interferências no fornecimento.
Para a sensibilização da comunidade, a empresa atua com palestras, arte-educadores, distribuição de material educativo, lâmpadas fluorescentes e promove uma sessão de cinema comunitário, com um filme patrocinado pela Neoenergia.
Clique na imagem abaixo e conheça a Cartilha de Educação Ambiental entregue aos profesorres e parceiros para que atuem como multiplicadores da informação levada pela Celpe.  
Cartilha Queimadas.png 
Reconhecimento - Em 2014 a  Celpe recebeu o Prêmio TOP Socioambiental e de RH da ADVB. O evento premia os melhores cases nas categorias socioambiental, meio ambiente e recursos humanos. A Celpe foi vencedora no prêmio estadual e nacional, na categoria Meio Ambiente, entre outras empresas, com o case Queimadas, que trata da campanha de controle de queimadas sob linhas de transmissão.

Gestão dos Recursos Naturais
A Companhia desenvolve, com base no acompanhamento de indicadores e de acordo com o planejamento estratégico, ações que contribuem para a preservação dos recursos naturais.

Água -
A empresa investe em melhorias e manutenções em seu sistema hidráulico e realiza ações de reuso, a partir do reaproveitamento da água da chuva e da água utilizada na execução de algumas atividades, a exemplo das torres de resfriamento da central de refrigeração nos prédios administrativos.

Ar -
A Celpe realiza o monitoramento das emissões atmosféricas dos grupos de gerados e monitora os níveis de emissões e de fumaça preta dos veículos de sua frota movidos a diesel e se estiverem fora do padrão os encaminha para manutenção corretiva. Além disso, a empresa utiliza para a geração de energia na Usina Tubarão o diesel BS10, que apresenta menor teor de enxofre (10 ppm).

Fauna e Flora -
O controle da vegetação é uma prática constante da Celpe, visando proporcionar maior vitalidade à árvore e reduzir os conflitos existentes entre a arborização, fauna e o sistema elétrico. 
As podas das árvores, que conflitam com a rede de distribuição em áreas urbanas, e a manutenção e abertura das faixas de servidão são realizadas por equipe técnica capacitada.
Uma das ações da empresa que inibem os impactos negativos na vegetação e na fauna local é a instalação das redes protegidas e multiplexadas. Os cabos elétricos protegidos evitam os acidentes por contato com as árvores, reduzindo a necessidade de poda da arborização, promovem uma convivência harmônica com a vegetação e os animais silvestres que utilizam a rede (como galhos de árvores), melhorando o desempenho e a confiabilidade do sistema elétrico. 

Gestão de Resíduos Sólidos  
O gerenciamento de resíduos sólidos da Celpe está alinhado com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.  A companhia possui normas específicas para o gerenciamento de resíduos, estabelecendo ações para garantir a destinação correta para cada tipo de material. Os resíduos recicláveis da empresa, Classe I (perigosos) e Classe II (não perigosos), são coletados, transportados e destinados para empresas licenciadas conforme os parâmetros da legislação vigente. A empresa possui um programa de coleta seletiva e estimula seus colaboradores e parceiros a efetuarem o descarte adequado dos resíduos.A Celpe executa ações como os projetos Luz no Empreendorismo, Vale Luz e Logisverde a fim de promover a reutilização e a reciclagem dos resíduos sólidos.

Por meio do Luz no Empreendedorismo, a Celpe estimula o desenvolvimento local sustentável em que comunidades, a partir da transformação de resíduos recicláveis em arte. Os resíduos gerados por colaboradores que desempenham atividades administrativas na empresa são encaminhados às comunidades que trabalham com a empresa no projeto Luz no Empreendedorismo. O resultado da ação é gerar renda a partir da confecção de objetos artísticos com materiais recicláveis, estimular práticas sustentáveis de reuso de recursos naturais, e ainda reduzir o volume destes resíduos, anteriormente descartados em aterros.
 
O projeto Vale Luz consiste na troca de resíduos sólidos recicláveis (latas de bebidas, papel, papelão, plásticos diversos e embalagens cartonadas) por descontos na conta de luz. O crédito referente ao peso do resíduo é enviado ao setor de faturamento para lançamento do desconto na próxima fatura de energia do participante. O material coletado é depositado em recipientes específicos e separado por tipo de resíduo. Em seguida, a coleta arrecadada é levada para a sede de uma das cooperativas parceiras.
O Logisverde consiste na reutilização das bobinas de cabos de energia, recolocando-os novamente na cadeia produtiva, com o auxílio da logística reversa. A iniciativa contribui para a redução da geração de resíduos nos trabalhos de manutenção da rede de distribuição. A iniciativa
 
Inovação
Em parceria com reconhecidos centros de pesquisas e universidades de todo o país, a empresa alia ações no presente sem esquecer a necessidade urgente de desenvolver inovações capazes de atender as demandas das futuras gerações.
O projeto Redes Elétricas Inteligentes (REI), executado na Ilha de Fernando de Noronha, é um exemplo de como Inovação e Sustentabilidade caminham lado a lado. O projeto contempla medição inteligente, automação da rede, telecomunicações, microgeração distribuída, micromedição, qualidade de energia, segurança do trabalho, abastecimento de veículos elétricos com energia renovável, iluminação pública eficiente e sistemas de informação integrados.
 
Apoio a projetos ambientais
A Celpe apoia o Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas, cuja missão é proteger as tartarugas marinhas, através da geração de alternativas econômicas sustentáveis. Sob o abrigo da proteção das tartarugas, promove-se também a conservação dos ecossistemas marinho e costeiro e o desenvolvimento sustentável das comunidades próximas às bases, estratégia de conservação conhecida como "espécie-bandeira" ou "espécie-guarda-chuva".
Mais informações, acesse: http://www.tamar.com.br/
 
Inventário da Biomassa Produtora de Biogás de Pernambuco
 
Este Inventário é um dos resultados do Projeto de P&D do Setor Elétrico da CELPE, regulado pela ANEEL, intitulado “PE14 – Arranjos técnicos e comerciais para inserção de  geração de energia elétrica a partir do biogás de resíduos e efluentes líquidos dentro de um modelo de biodigestores dispersos”. O material apresenta uma avaliação teórica do potencial de geração de energia a partir de resíduos da pecuária e agricultura no Estado de Pernambuco, bem como do potencial de resíduos sólidos municipais. As informações geradas consistem em um diagnóstico primário sobre fontes renováveis de energia, particularmente, o biogás. O estudo teve como finalidade estimar os potenciais teóricos das principais fontes renováveis de energia disponíveis em Pernambuco a partir de minuciosa pesquisa feita em cada um dos municípios das cinco mesorregiões em que se divide o Estado e a partir desses dados, construir os cenários em que se aproveite os resíduos orgânicos agropecuários e municipais para produção de energia renovável, educação ambiental, economia para a população geradora de energia e ainda, analisar a possibilidade de adicionar essa energia à matriz energética tradicional.
 
Clique na imagem abaixo e conheça o Projeto:
 
 biogas.png

Para saber mais detalhes sobre as distribuidoras e geradoras do Grupo Neoenergia, acesse os sites:
Neoenergia: www.neoenergia.com
 
Para comunicação com a Unidade de Meio Ambiente utilize o endereço eletrônico:
 
Dúvidas, denúncias e esclarecimentos sobre manejo da vegetação, contate a Celpe pelo e-mail: