Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Governança Corporativa

A política de governança corporativa do Grupo Neoenergia está baseada na transparência e na equidade. Dessa forma, buscamos cumprir nossas metas com responsabilidade, rentabilidade e fidelidade a nossa missão corporativa.

Graças ao nosso modelo de governança, conquistamos a classificação de grau de investimento da Standard & Poor’s (S&P), agência internacional de avaliação de risco de crédito. 

Clique aqui e conheça o Manual para participação de Acionistas na Assembleia Geral e Extraordinária.

Composição da Diretoria, Conselho de Administração e Conselho Fiscal da Celpe
Diretoria Executiva A Diretoria, juntamente com o Conselho de Administração, tem como missão proteger e valorizar o patrimônio da Celpe, de acordo com as disposições do Estatuto Social, representando os interesses dos acionistas e dos demais agentes com os quais a companhia e suas sociedades controladas se relacionam. 
É formada por um Diretor Presidente e quatro Diretores sendo eles: Regulação, Financeiro e Relações com Investidores, Gestão de Pessoas e Planejamento e Controle, todos com prazo de mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição.

Atua de forma a prover os demais órgãos com informações completas, fidedignas, bem fundamentadas e tempestivas, sempre com o objetivo de atender aos legítimos interesses da empresa, tendo metas anuais a cumprir, determinadas pelo Conselho de Administração. 

CELPE
DIRETORIAS​​​
​Antônio Carlos Sanches
Diretor Presidente
José Eduardo Pinheiro Santos Tanure
Diretor de Regulação e Meio Ambiente
​Sandro Kohler Marcondes
Diretor  Financeiro e de Relações com Investidores
​Eunice Rios Guimarães Batista
Diretora de Gestão de Pessoas
​​Eduardo Capelastegui Saiz
Diretor de Planejamento e Controle
 
Conselho de Administração - Orgão de deliberação colegiado que fornece o direcionamento estratégico, fixa as políticas, em conjunto com a Diretoria, e tem como missão proteger e valorizar o patrimônio da companhia e assegurar o cumprimento do Estatuto Social. É a instância máxima da administração do Grupo, composto por seis membros titulares e seus respectivos suplentes, eleitos pela Assembleia Geral Ordinária dos Acionistas para mandato de dois anos. 

O Conselho se reúne ordinariamente uma vez a cada três meses e extraordinariamente, sempre que necessário. Um presidente e um vice-presidente são eleitos na Assembleia Geral e nenhum conselheiro integra a Diretoria da companhia.​

CONSELHEIRO
MEMBRO
Marcus Morreira de Almeida
Presidente
Marcus Vinicius Codeceira Lopes Pedreira
Titular
Antônio Espinosa de Los Monteros Herrera
Titular
Solange Maria Pinto Ribeiro
Titular
Fernando Arronte Villegas
Titular
Marcio Hamilton Ferreira Suplente​
​Aguinaldo Barbieri Suplente​
​VAGO Suplente​
​Lara Cristina Ribeiro Piau Marques ​Suplente
​João Paulo Neves Baptista Rodrigues ​​Suplente
 
Conselho Fiscal -  De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão independente da administração e da auditoria externa da empresa. Tem como principais atribuições: fiscalizar os atos dos administradores, examinar e opinar sobre as demonstrações financeiras do exercício social e reportar suas conclusões para os acionistas da distribuidora.

Conselho Fiscal é de caráter permanente e se reúne mensalmente. Sua atuação auxilia a governabilidade da companhia. É composto por quatro membros efetivos e seus respectivos suplentes, eleitos pela Assembleia Geral dos Acionistas para mandato de um ano. 
CONSELHEIRO
MEMBRO
Alexandre José Nini
Titular
Manoel Gimenes Ruy
Titular
VAGO
Titular
Luiz Otávio Nunes West
Titular
Wagner dos Reis Suplente​
​José de Mesquista Filho ​Suplente​
​VAGO Suplente
Aristóteles Nogueira Filho
​Suplente​
​​​