Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
​Celpe prepara operação especial para o Réveillon​

Recife, 29 de dezembro de 2016 – A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) reforçou a atenção sobre o sistema elétrico para o Réveillon 2016. Além de realizar manutenção preventiva nos principais locais de animação, a Celpe montou um esquema especial de prontidão para a virada do ano. Cerca de 650 profissionais estarão em regime de plantão e sobreaviso, prontos para atuar em caso de ocorrências e assegurar o fornecimento aos mais de 3,5 milhões de clientes no Estado. A estratégia conta com equipes distribuídas nos principais polos de eventos em todo território pernambucano, inclusive, a Ilha de Fernando de Noronha. No arquipélago haverá turmas de plantão, além do monitoramento 24 horas da Usina Tubarão.

No Recife e região metropolitana, a Celpe vai disponibilizar 60 equipes – reforçadas
por 12 turmas extras. As atenções estarão voltadas principalmente para os pontos de maior concentração de pessoas como a Praia de Boa Viagem, Pina, Marco Zero, no Recife, e Aldeia, em Camaragibe, além das orlas de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista. Viaturas permanecerão estrategicamente distribuídas em todo Grande Recife para facilitar os deslocamentos em casos de emergência. Também foram escaladas turmas especializadas para serviços de maior complexidade, como troca de postes e transformadores.

Praias do Litoral Sul, a exemplo de Porto de Galinhas e Tamandaré, vão contar com o reforço das equipes de prontidão, além de viaturas deslocadas em apoio aos eventos de maior fluxo de pessoas. O esquema especial nessa região conta com 17 equipes e técnicos de plantão nas bases dos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Barreiros, Ribeirão, Palmares e Vitória de Santo Antão.

Na Zona da Mata Norte, o plano disponibiliza 27 equipes. Os profissionais estarão de prontidão para o atendimento a ocorrências em municípios como Carpina, Timbaúba, Limoeiro, Surubim e Goiana. As praias com maior fluxo de frequentadores como Itamaracá, Ponta de Pedras, Catuama, Carne de Vaca e Atapuz também recebem atenção especial com o acréscimo de 15
equipes .

Em todo o interior do Estado serão mantidas equipes nas cidades onde a virada do ano é marcada por eventos de grande porte. Cada foco de animação recebeu inspeções preventivas e ações de manutenção na rede de distribuição de energia ao longo dos últimos meses. Na Regional Garanhuns, 34 equipes estarão de pla
ntão para atendimento dos casos mais simples aos mais complexos. Ainda no reforço, 15 profissionais serão mantidos de sobreaviso para atuação extra, caso seja necessário. Haverá esquema especial também na Regional Serra Talhada, no Sertão.

As Regionais de Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão do São Francisco, integram o planejamento de prontidão com técnicos e equipes a preparadas para o pronto atendimento de eventuais chamados. Em Petrolina, as equipes estarão em alerta para situações de maior complexidade. Atenção especial será dispensada ao Réveillon da orla. Na Regional Caruaru, a virada do ano receberá assistência de nove equipes adicionais, aptas a atuar em quaisquer situações de emergência.

MONITORAMENTO
– Na sede da Celpe, na Avenida João de Barros, no Recife, o Centro de Operações Integradas (COI) terá uma estrutura de 18 controladores de sistema e um engenheiro, 24 horas, para acompanhar o fornecimento de energia em todo o Estado em tempo real. Por meio do monitoramento, a concessionária consegue atuar de forma rápida e ágil em casos de eventuais ocorrências que afetem a rede de distribuição, como colisões de veículos em postes.
​​