Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
​Celpe investe R$ 1,5 milhão em ações preventivas para o Carnaval de Olinda​

Recife, 31 de janeiro de 2018
 – A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) concluiu as ações preventivas para o período do Carnaval. Para assegurar o fornecimento de energia no Sítio Histórico de Olinda, um dos principais focos de animação do Estado, a empresa investiu mais de R$ 1,5 milhão em serviços de manutenção e modernização da rede elétrica. Os recursos também foram destinados ao combate de ligações clandestinas que colocam em risco a vida de pessoas e provocam interrupções. A concessionária preparou, ainda, um esquema especial de prontidão para os dias de folia, com equipes estrategicamente posicionadas na Cidade Alta para atuar em caso de eventual ocorrência.

As ações preventivas foram iniciadas em outubro passado. As equipes de manutenção executaram mais de 260 correções e melhorias ao longo dos circuitos que atendem os polos de animação. Nos últimos três meses, foram inspecionados 143 quilômetros de linhas e redes, contando com a substituição 1.378 quilômetros de fiação convencional por cabos protegidos e isolados. Para reduzir o risco de ocorrências provocadas pela interferência da vegetação na rede de distribuição, a empresa realizou mais 2 mil podas de árvores e instalou 2.400 espaçadores na rede elétrica.

No Carnaval e durante as prévias, a Celpe atuará com 120 equipes nos principais corredores e polos descentralizados do Carnaval de Olinda inibindo ligações clandestinas. A empresa contará com equipes de inspeção que devem retornar aos locais onde foram removidas irregularidades para flagrar possíveis reincidências. Em outra frente de atuação, a empresa está promovendo distribuição de panfletos em todo o Sítio Histórico com informações sobre o uso seguro da energia. A intenção é orientar o folião sobre os riscos de aproximação da rede elétrica e de intervenções indevidas que podem colocar em risco a vida de pessoas.

A Celpe alerta que os clientes que necessitarem utilizar cargas extras no período de Carnaval precisam solicitar a ligação provisória de energia à Celpe. A concessionária receberá os pedidos até a sexta-feira (09/02). A recomendação é que os responsáveis solicitem desde já as suas ligações regulares, em qualquer Loja de Atendimento da Celpe.

Os interessados devem apresentar a licença de funcionamento concedida pela prefeitura e, no caso de ligações em área de praia, será exigida a apresentação da portaria de permissão de uso do Patrimônio da União. Também devem ser apresentados documentos de identidade e CPF e informados os equipamentos que serão instalados. É importante que o comerciante observe e informe à Celpe a existência de rede elétrica no trecho onde pretende se instalar.

Um esquema especial foi montado para os dias de Carnaval. Iniciando a partir da sexta-feira (09/02), até a Quarta-Feira de Cinzas (14/02), o plantão contará com 96 equipes técnicas que estarão posicionadas nos principais polos de animação. O Centro de Operações Integradas (COI), no edifício-sede da Celpe, contará com uma estrutura de mais de 40 profissionais, entre técnicos e engenheiros, disponíveis 24 horas por dia. 

Confira outras orientações para curtir o Carnaval com segurança: 

·         Não lance serpentina metálica na rede elétrica. 

·         Evite tirar fotos com ‘pau de selfie’ em cima de trio elétrico. O contato com a rede pode ser fatal.

·         Não coloque enfeites em postes e muito menos na fiação elétrica.

·         Não suba em postes nem em árvores ou marquises que fiquem perto da rede elétrica.

·         Não jogue jatos d’água na fiação elétrica. Água é bom condutor de energia e provoca curto-circuito.

·         Não solte fogos de artifício perto da rede elétrica.

·         Nunca faça ligação direta na rede elétrica. Fazer macaco é crime e coloca sua vida em risco.

·         Em caso de fio partido, mantenha distância e avise a Celpe pelo telefone gratuito 116.

·       Lembre-se: se for viajar, não deixe equipamentos ligados para evitar desperdício de energia. Desligue inclusive os que ficam no modo stand by, como computadores e televisores.​