Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
​Celpe embute parte da rede elétrica no percurso do Galo da Madrugada e investe R$ 9 milhões em prevenção​

foto.jpg

Recife, 06 de fevereiro de 2018 – O percurso do desfile do Galo da Madrugada conta com mais um trecho de rede elétrica embutida. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) eliminou o ponto de travessia aéreo em frente à Praça Sérgio Loreto, Centro do Recife. A ação integra o plano de manutenção preventiva para o Carnaval do Recife. Em 2018, a empresa investiu mais de R$ 9 milhões na melhoria e modernização do sistema elétrico do trajeto do maior bloco do mundo e no Recife Antigo. Os recursos também estão sendo aplicados na blindagem da fiação e no combate a ligações clandestinas, que colocam em risco a segurança do público e o abastecimento elétrico.

Os trabalhos para embutir a fiação se concentraram no cruzamento da Rua Imperial com Rua da Concórdia, no Bairro de São José. No local já não existe mais rede elétrica área, permanecendo apenas os cabos de telefonia e telecomunicações. Entre a Avenida Sul e Rua Vidal de Negreiros a rede já é subterrânea. A fiação nesse trecho foi enterrada pela Celpe há dois anos.

As equipes técnicas inspecionaram mais de 45 quilômetros de linhas e redes. Também foram promovidas inspeções termográficas em sete quilômetros de rede elétrica e aproximadamente 300 podas de árvores situadas nas proximidades de 10 circuitos de média tensão.  Fiação elétrica recebeu novos pontos com espaçadores e a rede de média tensão foi devidamente sinalizada com bandeirolas, alertando para o risco de acidente em caso de eventual contato. Atuando em parceria com órgãos públicos, foram vistoriados ao longo do percurso do Galo instalações de camarotes, estabelecimentos comerciais, postes de distribuição de energia e a rede de iluminação pública.

No dia do desfile da agremiação, a concessionária manterá 33 equipes de prontidão distribuídas nas ruas do Centro do Recife e 80 profissionais posicionados em locais estratégicos. A intenção é inibir situações de riscos e orientar a população quanto aos perigos de subir em postes e marquises próximas à fiação. Um engenheiro estará de prontidão na sala de monitoramento da Secretaria de Defesa Social oferecendo suporte às equipes de campo. Durante o desfile do Galo da Madrugada, atrações dos trios elétricos estarão divulgando orientações de segurança com energia elétrica ao longo do trajeto do bloco.

O Centro de Operações Integradas (COI), no edifício-sede da Celpe, contará ainda com uma estrutura de mais de 40 profissionais, entre técnicos e engenheiros atuando no acompanhamento do fornecimento de energia. Em outra frente de atuação, a empresa estará promovendo a divulgação de informações sobre o uso seguro da energia através de ações no trajeto do Galo da Madrugada.

MARCO ZERO – No Recife Antigo, a concessionária realizou a inspeção preventiva em mais de 30 quilômetros de rede. No Marco Zero, onde se concentram as principais atrações, equipes permanecerão de prontidão durante todos os dias de Carnaval. Os profissionais também estarão atuando na identificação e combate a ligações clandestinas.  

LIGÇAÕES PROVISÓRIAS – A Celpe alerta que os clientes que necessitarem utilizar cargas extras no período de Carnaval precisam solicitar a ligação provisória de energia à empresa. A concessionária receberá os pedidos até a sexta-feira (09/02). A recomendação é que os responsáveis solicitem desde já as suas ligações regulares, em qualquer Loja de Atendimento da Celpe.

Os interessados devem apresentar a licença de funcionamento concedida pela prefeitura. Também devem ser apresentados documentos de identidade e CPF e informados os equipamentos que serão instalados. É importante que o comerciante observe e informe à Celpe a existência de rede elétrica no trecho onde pretende se instalar. 

Confira outras orientações para curtir o Carnaval com segurança: 

·         Não lance serpentina metálica na rede elétrica. 
·         Evite tirar fotos com ‘pau de selfie’ em cima de trio elétrico. O contato com a rede pode ser fatal.
·         Não coloque enfeites em postes e muito menos na fiação elétrica.
·         Não suba em postes nem em árvores ou marquises que fiquem perto da rede elétrica.
·         Não jogue jatos d’água na fiação elétrica. Água é bom condutor de energia e provoca curto-circuito.
·         Não solte fogos de artifício perto da rede elétrica.
·         Nunca faça ligação direta na rede elétrica. Fazer macaco é crime e coloca sua vida em risco.
·         Em caso de fio partido, mantenha distância e avise a Celpe pelo telefone gratuito 116.
·         Lembre-se: se for viajar, não deixe equipamentos ligados para evitar desperdício de energia. Desligue inclusive os que ficam no modo stand by, como computadores e televisores. ​