Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
​Celpe e WWF Brasil capacitam 162 professores e 13.500 alunos de 98 escolas de Pernambuco

Recife, 13 de dezembro de 2017 –
A Celpe, empresa do Grupo Neoenergia, e o World Wide Found for Nature – WWF (Fundo Mundial para a Natureza) promovem, nesta terça-feira (13), no Hotel Courtyard by Marriott, em Boa Viagem, o evento de encerramento do projeto “Educação com Energia 2017” e o Festival “Tô Ligado na Energia”, iniciativas que promoveram a capacitação de 162 professores e 13.500 alunos, em 98 escolas públicas e privadas do Estado.

Na ocasião será lançado um livro com os destaques dos projetos e será ministrada a palestra de Fábio Silva, empreendedor social, idealizador do movimento Novo Jeito, da plataforma Transforma, do Porto Social e da 1º Rede de Empreendedores Sociais no Brasil.

Sobre o projeto Educação com Energia

O projeto atua diretamente na capacitação de educadores nos temas de Eficiência Energética, Segurança no Uso da Energia Elétrica e Energias Renováveis utilizando a Metodologia Energia que Transforma, desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho/Canal Futura, além de disponibilizar material didático de apoio e manter os Espaços Aula de Energia das Usinas Solares São Lourenço da Mata e Noronha II, para realização de aulas técnicas.

Em 2017, foram capacitados 428 professores (197 na Bahia; 162 em Pernambuco e 69 no Rio Grande do Norte) em 245 escolas (112 na Bahia; 98 em Pernambuco e 35 no Rio Grande do Norte). Desde 2013, já foram treinados 2.411 professores e 302.630 alunos no Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia, estados onde o Grupo Neoenergia está presente.

“Em 2017, alcançamos aproximadamente 25.700 alunos nos três estados”, explica Ana Christina Romano Mascarenhas, Gerente de Eficiência Energética da Neoenergia. “Essa ação tem como objetivo formar o professor para que ele seja o vetor de comunicação com os alunos. Não só o tema do uso racional e seguro da energia é ensinado, como também são transmitidas técnicas e metodologias de abordagem para serem usadas em sala de aula”, diz Ana Mascarenhas.

Sobre o Festival Tô Ligado na Energia

O Projeto promove a reflexão e o diálogo sobre o uso eficiente da energia elétrica e segurança com a energia, por meio da realização de Festival Escolar em escolas da rede pública de ensino,  preferencialmente, de tempo integral  atuando diretamente com estudantes do Ensino Fundamental II e Médio (11 a 19 anos) estimulando a apropriação do conhecimento sobre a temática de forma lúdica e criativa para torná-los multiplicadores desses conteúdos, impactando na mudança de hábitos voltados à proteção ao meio ambiente e ao exercício consciente da cidadania, não apenas no âmbito da Unidade escolar, mas também da família e das comunidades nas quais estão inseridos.

Em 2017, alcançamos 20 Escolas e 8.147 alunos, sendo 8 (oito) escolas na Bahia,  8 (oito) em Pernambuco e 04 (quatro) no Rio Grande do Norte. Do Total de alunos, 2.043 foram da Bahia, 3.750 de Pernambuco e 2.354 do Rio Grande do Norte.

Sobre a iniciativa educacional

O Grupo Neoenergia atua desde 1998 na educação de jovens e crianças com o objetivo de ensinar a usar racionalmente a energia elétrica, através dos programas de eficiência energética das distribuidoras Coelba, Celpe e Cosern. Estes programas, regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) são a principal fonte de recursos para a implantação de dezenas de projetos com foco na comunicação e aprendizado dos conceitos do uso racional e seguro da energia.

São eles:

“Educação com Energia”, “Festival Tô Ligado na Energia”, “Selo UNICEF Município Aprovado (Jogo Se Liga)”, “Paxuá e Paramim” com Carlinhos Brown e “Aulas de Energia” em centros de visitação, todos focados em educação e que atraem estudantes, professores e a comunidade em geral para o tema e, como resultado, criam multiplicadores dos conceitos de eficiência energética e segurança com energia.

O “Educação com Energia” – que utiliza a metodologia do “Energia que Transforma”, criada pela Fundação Roberto Marinho, Canal Futura e Procel – tem como objetivo formar o professor para que ele seja o vetor de comunicação com os alunos.

Em 2014, o Grupo Neoenergia firmou parceria com a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e atuou em 375 municípios do semiárido da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Aproveitando o Projeto Selo UNICEF Município Aprovado, o tema eficiência energética foi ensinado para os adolescentes que compõem os NUCAs (Núcleos de Cidadania dos Adolescentes). Posteriormente, esses jovens se tornaram agentes multiplicadores nos seus municípios.

O projeto utilizou uma plataforma educacional de ensino a distância, transformada em jogo interativo (Jogo Se Liga), acessado pela internet. A cada etapa vencida, são transmitidos mais conceitos sobre eficiência energética aos participantes. Ao fim do projeto, em 2015, 1.244 adolescentes foram treinados nos NUCAs e 1.505 outros jovens acessaram a plataforma. Nos municípios participantes do Selo UNICEF Município Aprovados, a Unidade Móvel Educativa também se fez presente com o projeto “Aulas de Energia”.

Sobre o WWF Brasil

O WWF-Brasil é uma organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. O WWF-Brasil existe desde 1996 e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de cinco milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.

Sobre o Porto Social

O Porto Social é uma aceleradora e incubadora de ONGs, projetos sociais e negócios de impacto social que através de 4 pilares (educacional, comunidade, mentoria e inovação e criatividade) capacita e empondera Empreendedores Sociais.

Hoje, o Porto Social atua na Região Metropolitana do Recife reunindo um ecossistema social de 400 projetos sociais em 9 áreas distintas de atuação (meio ambiente, saúde, cidades inteligentes, educação, idosos, esportes, dança, igualdade de gênero e inclusão).

Sobre a Celpe

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa do Grupo Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,6 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).

 

SERVIÇO:

Encerramento do Projeto Energia com Educação 2017 Celpe/WWF

Terça-feira, 13 de dezembro, das 14h as 18h

Local: Hotel Courtyard by Marriott (Av. Eng. Domingos Ferreira, 4661, Boa Viagem)