Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
​Campanha incentiva colaboradores a oferecer carona a colegas de trabalho

Recife, 06 de julho de 2017
– O pesado trânsito de veículos dos grandes centros urbanos, como o Recife, compromete a mobilidade e o meio ambiente. Para contribuir com o menor fluxo de veículos em circulação e a redução de gases poluentes na atmosfera, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) criou uma campanha para incentivar a carona solidária entre seus colaboradores. O Clube da Carona, uma iniciativa pioneira em empresas no Norte e Nordeste do País, funciona de forma simples. Por meio de um aplicativo, os empregados podem se reunir e compartilhar caronas. O maior caroneiro do mês ainda recebe como prêmio um tanque de combustível da empresa.

Para participar, os colaboradores devem fazer o registro no aplicativo Bigu, utilizado a partir de uma parceria da empresa com estudantes universitários. A cada deslocamento, o caroneiro (que oferece a carona) insere seu trajeto no aplicativo. Quem deseja carona pode, a partir disso, solicitar participação no trajeto. A iniciativa tem incentivado, além da atitude cidadã, a maior interação entre os colaboradores, que podem utilizar o trajeto para estreitar laços, influenciando até mesmo no melhor convívio diário, e também a consciência sustentável, visto que a carona proporciona a diminuição do número de automóveis no trânsito.

Em três meses de projeto, cerca de 250 caronas já foram concretizadas pelo aplicativo. Esse número tem resultado diretamente na diminuição da emissão de poluentes, sendo estimada em aproximadamente 400 quilos a menos de gás carbônico liberado para a atmosfera.

“Meu carro sempre vai com os cinco lugares ocupados, um dos colegas me abandonou, comprou um carro também, mas continuo levando mais três pessoas comigo”, comenta Rivson, um dos colaboradores da Celpe a utilizar o aplicativo. Animado, já liderou por duas vezes o ranking dos maiores caroneiros na empresa. “Tínhamos um grupo informal no WhatsApp chamado “Expresso Celpe”. Quando lançaram o aplicativo logo me disseram que eu iria ganhar”, comemora.

O mérito da ação, no entanto, não é apenas de quem oferece carona. “Essa ideia caiu do céu! Gastava muito com combustível me deslocando para o mesmo local de trabalho do meu colega. Agora, posso economizar e também tenho companhia para ir e vir. O trânsito é muito pesado, pegando carona eu ajudo a diminuir um carro. Se todos pensarem assim, o trânsito ficará melhor”, comentou Felipe Lira, colaborador da Celpe que utiliza o Clube da Carona todos os dias, em parceria com o Rivson.​